terça-feira, 23 de junho de 2015

A serra dos cariocas.



Aproveitando o feriado de Corpus Christi fui para Petrópolis/Araras. Já fazia um tempo que queria muito conhecer esses lugares. Então fui à prazerosa tarefa de planejar o passeio. Depois de achar a pousada que por sinal é bem recomendada no Trip, fui atrás das atrações. A principal atração da cidade de Petrópolis é o Museu Imperial, mas há também no seu entorno várias edificações que também merecem uma visita. Pude ver que lá também há parques, bonitas praças, fábricas de cerveja para fazer degustação e uma rua destinada a compras de roupas. Acredito que deva ter outros cantinhos escondidos bem interessante, mas esses são os mais populares.
Seguimos numa bela manhã. Bela mesmo! O dia estava fresco e com um céu maravilhoso! Antes de chegar até o centro, paramos no Palácio Quitandinha, que foi construído em 1942 pelo mineiro Joaquim Rolla para ser o maior cassino da América do Sul. Agora uma parte deste Palácio pertence ao SESC Rio. É uma construção belíssima e rodeada por uma área verde que o deixa mais bonito ainda. Gostei bem deste local passaria boas horas naqueles gramados lendo um livro, conversando e quem sabe até fazendo um piquenique. Por que não?










Seguimos em direção ao centro da cidade. Era feriado neste dia, por isso não havia trânsito e foi bem fácil  se locomover. Como o museu só abria às 11h passamos na tão famosa Rua Teresa - a rua que possui várias lojas de roupas. Lá você encontra muitas malhas e tricos.
 Chegamos ao Palácio Imperial! Já havia uma boa fila nos aguardando, foi entrar nela e esperar. Poderiam vender os ingressos pela internet, afinal eles já possuem um site muito bem feito e interativo. Com relação ao custo dos ingressos: é bem acessível e há vários incentivos para que os moradores/escolas visitem o museu. Achei isso bem legal!
Este palácio era a residência de verão do imperador Dom Pedro II e sua família. Ele foi construído entre 1845 e 1862. Está muito bem conservado!
Ao redor do museu há um grande jardim, formado por imensas árvores, que deixam o lugar com muita sombra e frescor. Para mim que adoro árvores, foi um paraíso.
Para entrar, é preciso colocar uma pantufa e deixar os objetos maiores no guarda-volumes.  Já nos primeiros cômodos fiquei impressionada com a grandiosidade do prédio e a beleza de algumas peças. Um dos primeiro quadros que vemos é o que mostra a árvore genealógica da família imperial brasileira. É legal para lembrarmos de alguns nomes e nos atualizarmos de outros.



Os ingressos.



Eu e a família real.



Lindeza.










Das peças e cômodos que mais gostei vou apenas citar alguns:
As imensas janelas e portas;
A sala de visitas da Imperatriz Tereza Cristina: toda coberta de papel de parede vermelho e com um enorme espelho com uma maravilhosa moldura;
Os vários quadros que mostram o Imperador Dom Pedro II - ele era um homem muito bonito, forte com porte de rei:
As robustas molduras dos vários quadros pelas paredes;
Os detalhes dos móveis ( há uma cristaleira na sala de jantar e um espelho com moldura de anjos de porcelana que fica em um dos quartos que são deslumbrantes);
As carruagens que ficam no espaço externo.
Em um dos cômodos há uma loja onde são vendidos suvenieres. Gostei das taças de vinho e dos lápis com uma coroa na ponta.

Na área externa do museu há uma cafeteria/bistrô que se chama Duettos. Gostei muito de lá. Atendimento cortês e opções de refeições como a massa recheada que pedi e que  estava muito boa. O chocolate quente também estava uma delícia. E o lugar é um charme





Eu adorei ter conhecido este palácio e pretendo voltar com certeza

Após esta visita, fomos conhecer A Catedral São Pedro de Alcântra, as várias praças do centro a a rua Koeller com seus casarões maravilhosos. Há muitas coisas para serem vistas. Precisaria de mais tempo.


Foi então que rumamos para a pousada Canto dos Tangarás que fica em Araras ( um bairro de Petrópolis). Estava apreensiva para conhecê-la. Já havia reservado há algum tempo o chalé da montanha e nesse intervalo entre a reserva e a viagem, visualizei algumas fotos disponíveis na internet e já não estava apreciando muito a decoração do quarto, além de descobrir algumas coisas que me preocuparam. Como por exemplo uma opinião bem recente no Tripadvisor de que havia mofo nas cortinas. Como sou muito alérgica liguei uns 3 dias antes de ir  para checar esta informação e se fosse o caso recomendar que alguma providência fosse tomada. A atendente nos tranquilizou dizendo que já sabia do ocorrido e que já tinha sido resolvido.
Mas para nossa surpresa estava tudo do mesmo jeito ou até pior do que o comentado no site de viagem. Ligamos para a recepção para ver se tinha outro chalé disponível, mas estavam todos ocupados. Enfim esses contratempos atrapalharam um pouco a estadia. É uma pena porque a pousada fica numa área muito privilegiada, com uma bela vista e muita natureza.



Vista linda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário