quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

O meu Book Friday




Neste último Black Friday resolvi fazer um Book Friday, já que a Amazon estava com ótimas ofertas. Aproveitei para comprar alguns livros que já estava querendo e outros que achei interessantes. 
Os preços estavam sensacionais. Queria o segundo volume da trilogia de Lira Neto sobre Getúlio e acabei comprando os três, que saíram pelo preço de um. Ou seja, paguei apenas 57,70 por toda a coleção.
Rindo, eu? De orelha a orelha! 
Ao todo comprei 7 livros, sendo 6 com um excelente desconto. Apenas o Color Me Beautiful não tinha desconto, mas entrou na roda porque o queria fazia tempo e não encontrava para comprar.
Desde nova sempre gostei de livros e, em uma determinada época, resolvi que teria uma biblioteca em casa. Desde então comecei a comprar todo tipo de livro, de coleções de clássicos a livros usados em sebos. Estava determinada a acumular o quanto eu conseguisse pela vida inteira.
Aí veio a globalização, as ideias foram circulando mais rápido e uma hora eu lia os ecologistas defendendo menos consumo, outra  os jornais decretando a todo momento o fim dos livros devido ao surgimento dos e-books, outra os mais antenados  mundo afora incentivando o compartilhamento de itens, outra o comércio de usados na internet que te ajudava a se livrar daqueles livros que você não gostava tanto. 
Foi então que me rebelei e, bem antes de Marie Kondo surgir e passar o rodo da arrumação, eu mesma resolvi que não teria mais biblioteca nenhuma em casa. Que aquela ideia não se sustentava no meu mundo e que era um trambolho a mais em casa. E comecei a me desfazer primeiro daqueles que tinha certeza que não iria ler novamente, depois daqueles que não iria ler nunca e estavam lá apenas ajudando a compor a cena. Enfim fui feliz até hoje com esta resolução. Agora tenho bem menos livros e tento me policiar para não comprar demais. Me sinto feliz quando levo vários livros no sebo perto de casa e depois do rapaz avaliar consigo trazer um ou dois. Sinto que estamos todos ganhando. Também fiz doações a colégios e vendi alguns no Mercado Livre. Já passei em revista todos os que permaneceram aqui em casa e só ficaram aqueles que lerei ou que adoro. Tenho mais ou menos 200.
O problema é que a conta não fecha, sempre adquiro novos numa velocidade maior do que eles saem da estante.
Acho que o prazer de trazer um livro para casa vem da sensação de que estou estocando momentos bons, que começam no instante em que eu os adquiro e permanecem na intenção de lê-los no dia seguinte. Mesmo que este dia seguinte demore alguns meses.



Preços: Clarice 33,90/ Getúlio 57,70/ Segredos de Paris 4,90/ A história do mundo 12,90/ Larousse dos pães 40,90




Preço: 55,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário