domingo, 22 de janeiro de 2012

Escolhendo o "desodorante"



Na hora de escolher o desodorante, damos mais importância ao cheiro e a marca. Mas o que poucos sabem é que existe uma diferença muito importante entre desodorante e antiperspirantes. Isso mesmo! A palavra é asssim. 
Desodorantes camuflam o cheiro sem interferir na quantidade de suor. Alguns apresentam substâncias que inibem o crescimento bacteriano (substâncias antissépticas) como o triclosan, bastante empregada neste tipo de produto. Então, se o seu objetivo é ficar cheirosa e controlar um pouco o crescimento bacteriano, essa é uma opção! Lógico que não vai adiantar se você ficar muitas horas suando e com roupas abafadas. Na nossa pele há bactérias que são nossas aliadas, nos protegendo, mas se elas encontrarem condições propícias (umidade, calor e proteínas eliminadas no suor) elas se multiplicarão em um número muito grande. Ai já viu, né? O resultado será aquele odor ruim

                                                    


Os antiperspirantes, por um lado, agem controlando a quantidade de suor, eles restringem  a quantidade de secreção das glândulas sudoríparas. Eles formam uma espécie de tampão no ducto das glândulas sudoríparas
alterando a permeabilidades aos fluidos. Derivados do alumínio exercem esse efeito. Alguns antiperspirantes, exercem também uma ação bactericida e podem vir com fragrâncias. É só olhar os componentes presente no produto e ver se tem alguma menção à palavra alumínio.
Pesquisando pela internet, achei um artirgo muito bom no endereço: http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/79/20-aspectos.pdf . Lá há uma explicação bem plausível sobre os riscos do uso alumínio em produtos tópicos. Separei este: " Relação com a incidência de câncer de mama. Uma mensagem publicada recentemente na Internet, cujo remetente original se manteve no anonimato, afirma que a principal causa de câncer de mama seria o uso de antiperspirantes. Eles impediriam a eliminação de toxinas na região das axilas, levando as células a sofrer mutações cancerígenas. Segundo o Breast Cancer Resource Center, da American Cancer Society, desodorantes antiperspirantes não aumentam o risco de câncer. No Rio de Janeiro, o Centro de Estudos e Pesquisas da Mulher (Cepem) investigou o assunto junto ao Instituto Nacional de Câncer dos EUA e a Biblioteca Nacional de Medicina americana. Os médicos do Cepem também afastam a hipótese de o antiperspirante ser responsável pelo aparecimento de câncer de mama."
Agora, na hora de escolher o que passar nas axilas, dá uma olhadinha no rótulo do produto.  A informação é a luz que clareia nossas escolhas!








Nenhum comentário:

Postar um comentário